Cultura
5 curiosidades sobre o inverno em Québec
Já ouviu falar sobre o inverno Québecois? Parece lindo nas fotos, não é? E é mesmo. Mas nem tudo são flores, ou melhor, neve. Confira nesse artigo 5 curiosidades sobre o inverno em Québec.
Já ouviu falar sobre o inverno Québecois? Parece lindo nas fotos, não é? E é mesmo. Mas nem tudo são flores, ou melhor, neve. Confira nesse artigo 5 curiosidades sobre o inverno em Québec.
1 – Duração do inverno
Os primeiros flocos de neve no Sul do Québec podem começar a cair no final de outubro, início de novembro. Os últimos flocos de neve geralmente ocorrem até o final de abril. Dependendo da região, o Inverno pode durar de 4 à 8 meses!
2 – Temperatura mínima
Em Montréal, a cidade mais populosa, no mês de janeiro varia entre -5˚C durante o dia e -14˚C durante a noite. Já em Nunavik, na região Norte de Québec, as temperaturas variam entre -20˚C durante o dia e -55˚C durante a noite. Na cidade de Québec, algumas vezes pode chegar a -30 ˚C ou menos.
3 – Il fait frète !
Em francês, em geral, usam-se duas palavras para se referir ao frio: frais, para quando está fresco, esfriando e froid para quando está frio. Os Québecois, no entanto, achando que “froid” não traduz muito bem a sensação do frio Québecois, costumam utilizar a expressão “ll fait frète” se “froid” não for o suficiente.
4 – Déneiger e Pelleter
Em francês existe um verbo específico para tirar a neve de algum lugar: déneiger. O verbo também existe em português, pelo menos na teoria: desnevar. E quando você acorda de manhã e precisa abrir caminho com uma pá para chegar no seu carro ou tirar a neve de frente de casa ou do seu carro, isso se chama “pelleter la neige”; poderíamos traduzir como “cavar a neve?”.
5 – Desconto no Chez Ashton
Já aviso que não estou recebendo patrocínio! Mas aqui vai uma dica de economia e comida. Há mais de 25 anos o restaurante Chez Ashton oferece desconto invernal de ao menos 10% ou o equivalente a temperatura mais intensa prevista. Ou seja, você pode comer um bom Poutine do Chez Ashton com até 30% de desconto se tiver sorte/ou azar, sei lá!
Referências
- Journal Le Soleil. Disponível em: https://www.lesoleil.com/affaires/la-pandemie-a-eu-raison-du-rabais-meteo-de-chez-ashton-901751640eb97a10a5bb4158f9a5ce98. Acesso em: 14/12/2020.
Pingback: Frio Extremo em Québec neste final de semana